Qual a Origem do Famoso Alfineteiro em Forma de Tomate?

O tomate anda correndo solto na boca (ou melhor, fora da boca) do povo, por causa do seu preço que disparou nos últimos dias. De tanto falar no vermelhinho que vai do molho à salada com categoria, me peguei curiosa enquanto costurava, querendo saber a fama do tradicional alfineteiro em formato de tomate. Há várias teorias. Uma das razões é que ele é simples pra ser confeccionado e sua forma esférica mantém os alfinetes e agulhas separados possibilitando sua retirada de forma fácil sem espetar os dedos nas agulhas. Antes das famosas almofadas pra espetar agulhas aparecer, elas eram guardadas em luxuosos estojos de marfim, osso ou prata. A primeira referência sobre a almofadinha tomate, apareceu no século 15. Durante a Dinastia Tudor (1485-1603), algumas crenças se desenvolveram em torno da fruta, que dizia trazer prosperidade para quem o mantinha dentro de casa. Como ele não era conseguido ser cultivado durante todo o ano, as pessoas passaram o produzi-lo com tecido vermelho e a enchê-lo com serragem. Aqui já podemos imaginar que logo passaram a serem espetados pelas agulhas das mulheres que ficavam horas sentadas a coser. Outra versão tem a ver com o vodu (feitiçaria que usa espetar agulhas num boneco) e que pode ter vindo do Renascimento quando o pobre tomate passou de bonzinho para vilão por sua fama de alucinógeno, mas que graças aos italianos acabou em pizza! E o morango preso a ele pode ser provavelmente porque sempre foi considerado como uma fruta afrodisíaca e medicinal. Hoje ele é preenchido com sílica que serve para afiar e limpar as pontas de agulhas e alfinetes. Os alfineteiros se popularizaram na era Vitoriana, quando as roupas começaram a serem adornadas com bordados e rendas, criando o culto da moda. Ufa, gente! Deu um trabalhão pesquisar isso tudo, mas saciei minha curiosidade. Espero ter contribuído pra matar a de vocês também! Agora só falta a gente descobrir porque o tomate anda caro pra chuchu, chuchu não né, anda caro pra caviar! Boa semana a todos e todas! .

2 comentários:

  1. Un lindo alfilerero color rojo... Si por aquí también esta caro el tomate je je

    ResponderExcluir
  2. Muito instrutivo Maria Luisa. É muito difícil encontrar esse tipo de informação em sites de artesanato, e quando a gente tem acesso a elas, fica maravilhada com quanta história tem por trás de coisas aparentemente tão simples.


    Eu estive visitando o seu site, gostei muito pois achei muitas coisas interessantes, por isso me tornei seguidora. Eu também tenho um blog, que se chama “Super Promonauta”. Se você puder, nos faça um visita, e se gostar do meu blog como eu gostei do seu, será uma honra ter você como seguidor(a).
    Obrigado e Parabéns pelo site!

    http://super-promonauta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário me alegra!